top of page

Rose defende o direito do trabalhador sacar o FGTS mesmo quando pedir demissão

  • Assessoria de Comunicação / TV Senado
  • 24 de abr. de 2018
  • 2 min de leitura

O PLS 392/2016, que permite o saque integral do FGTS para quem pede demissão, já foi aprovado na CAS (Comissão de Assuntos Econômicos do Senado) por unanimidade. Agora, o projeto da senadora precisa ser aprovado no plenário do Senado antes de seguir à Câmara dos Deputados


A Senadora Rose voltou a defender a aprovação imediata do PLS 392/2016 , que permite a todo o trabalhador que pedir demissão sacar integralmente o FGTS. Aprovado por unanimidade na CAS (Comissão de Assuntos Econômicos do Senado), a iniciativa precisa ser aprovada pelo plenário da Casa.


Da tribuna do Senado, nesta terça, 24, em Brasília, a senadora defendeu que é direito do trabalhador receber os valores depositados no fundo. "Afinal, o Fundo é do trabalhador", sustentou.


Segundo ela, não haverá prejuízo para programas sociais com a aprovação do projeto. Como prova, Rose lembrou que, em 2017, o Governo Federal liberou R$ 34,5 bilhões do FGTS.


Estes recursos liberados não interferiram em nenhum programa social, como o de moradias. Além disso, promoveram um incremento de 0,48 ponto percentual no PIB.


A liberação foi, portanto, essencial para a recuperação da economia e o fim da recessão.


Minha Casa Minha Vida


Apesar do volume bilionário liberado, não houve paralisação de nenhum programa que dependa das verbas do Fundo. Ela citou especialmente o Minha Casa Minha Vida.


"Não haverá prejuízo algum para o Minha Casa Minha Vida", garantiu. Até porque, lembrou ela, a parte do programa que atende a população mais carente é abastecida com recursos do Tesouro Nacional, não do FGTS.


Por fim, destacou mais uma vez que cabe ao trabalhador, não ao Governo, decidir como investir o dinheiro do Fundo. "Basta à ideia equivocada de que o Estado deve tutelar o trabalhador e decidir por ele como investir os seus próprios recursos".


Para que a proposta, que sofre a oposição do Senador Romero Jucá (PMDB), seja logo votada, a senadora está requerendo urgência na votação em plenário. Ainda durante seu pronunciamento, a Senadora Vanessa Grazzition garantiu apoio à urgência.


"Conte conosco, Senadora Rose", apoiou a Senadora Vanessa. Depois de aprovado pelo plenário do Senado, a proposta segue para a Câmara dos Deputados.



ACOMPANHE A TRAMITAÇÃO DO PLS 392/16



Comments


  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • YouTube Social  Icon
  • Flickr Social Icon
  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • YouTube Social  Icon
  • Flickr Social Icon

Formulário de Contato

Sua mensagem foi enviada com sucesso!

© 2015 Senadora Rose de Freitas - Todos os direitos reservados

bottom of page