top of page

Agricultura: ministro prorroga prazo para registro de granjeiros e confirma Polo de Fruticultura no

A convite da senadora Rose de Freitas, ministro Blairo Maggi visitará o Estado no próximo dia 15 para conhecer produção agrícola e assinar projeto de fruticultura para 12 municípios do Sul capixaba​

Está confirmada a prorrogação do prazo para o registro de granjeiros do Espírito Santo junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O impasse foi solucionado pela senadora Rose de Freitas (MDB-ES), em reunião com o ministro Blairo Maggi nesta quinta-feira (1º). O deputado Evair de Melo (PV-ES) também participou do encontro.


Rose apontou os prejuízos que o setor avícola do Estado sofreria com o prazo determinado - até 3 de março -, e Maggi atendeu ao pleito. A nova data limite ainda será divulgada.


“Não se preocupem com isso. O Mapa vai prorrogar sempre que for necessário. Daremos a palavra final de tudo aquilo que deve ser feito. Entendo que a ´bola´ está conosco e vocês fiquem absolutamente tranquilos também”, afirmou o ministro na reunião.



Fruticultura – O projeto para implantação do ´Polo de Fruticultura para a Região do Caparaó´ está perto de se tornar realidade. O ministro Blairo Maggi confirmou à senadora Rose que visitará o Estado no próximo dia 15 para conhecer a produção agrícola capixaba e assinar a liberação dos recursos necessários para execução da proposta.


Coordenado pelo Centro de Ciências Agrárias e Engenharias da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), o Polo de Fruticultura está orçado em pouco mais de R$ 4 milhões. Serão beneficiados produtores familiares de 12 municípios do Sul capixaba: Divino de São Lourenço, Alegre, Guaçuí, Ibitirama, lúna, Jerônimo Monteiro, Dores do Rio Preto, Ibatiba, Irupi, Muniz Freire e São José do Calçado.


“Nós definimos hoje o programa, vamos liberar os recursos necessários. E no dia 15 de março estarei no Espírito Santo e quero conhecer o Estado, nunca estive aí. Quero visitar as lavouras, conversar com os produtores, enfim, passar um dia aí com vocês para entender bem o que o Espírito Santo precisa, já que eu fico aqui no Ministério da Agricultura até o final de 2018 e temos muitas coisas a serem feitas ainda”, projetou o ministro.


Rose comemorou a confirmação da liberação dos recursos. “Esse projeto já tem uns dois anos que estamos numa luta pela aprovação. Vieram aqui professores, reitores que fizeram um belo trabalho e, agora, está aprovado: a região (Sul) será atendida no projeto de fruticultura".


Serão três etapas para implantação, divididas em três anos. Na primeira fase, será feito diagnóstico da aptidão da região do Caparaó para a fruticultura e também a criação da unidade demonstrativa no Centro de Ciências Agrárias da Ufes. Na segunda, ocorrerá a implementação de cursos para treinamento de agricultores e técnicos das prefeituras. O objetivo é habilitá-los ao manejo correto dos recursos naturais e ao manejo racional e lucrativo com elevado nível tecnológico, além de iniciar a implantação das unidades demonstrativas nos municípios abrangidos.


Por fim, será implementada a criação de um núcleo de assistência técnica para orientar os agricultores quanto aos tratos culturais adequados e ao processamento e comercialização das frutas.


Superintendência – Outro assunto debatido com o ministro Blairo Maggi foi a manutenção da Superintendência do Ministério no Estado. Rose afirmou que uma possível extinção do órgão foi totalmente descartada pelo ministro. “Não tem essa possibilidade, não é essa a decisão do Ministério. Não acontecerá a retirada de nossa representação por meio da superintendência no Estado do Espírito Santo”, afirmou a senadora.


  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • YouTube Social  Icon
  • Flickr Social Icon
  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • YouTube Social  Icon
  • Flickr Social Icon
bottom of page