Agências do INSS com atendimento digital serão instaladas no Estado
- Assessoria de Comunicação
- 28 de fev. de 2018
- 2 min de leitura
A senadora Rose de Freitas (MDB-ES) garantiu a instalação de novas agências do INSS nos municípios do Espírito Santo, com base no novo modelo de atendimento implantado pelo Governo Federal – o INSS Digital. A parlamentar se reuniu nesta quarta-feira (28) em Brasília com o presidente do órgão, Francisco Paulo Soares Lopes, que explicou a importância de tornar todos os processos eletrônicos para dar celeridade às demandas dos contribuintes.
Lopes confirmou que atenderá ao pedido da senadora e que o Governo disponibilizará recursos para a instalação das agências. Reforçou ainda que vai visitar o Estado e inaugurar a pedra fundamental nas cidades contempladas.
Os primeiros municípios beneficiados serão Santa Maria de Jetibá, Venda Nova do Imigrante, Serra, Cariacica, Viana e Bom Jesus do Norte.
Atendimento imediato - Antes da instalação oficial das agências, no entanto, há a possibilidade de implantar o INSS Digital nas cidades capixabas. Durante o encontro, a senadora colocou prefeitos em contato telefônico com o presidente do INSS, que explicou aos chefes do Executivo como desenvolver esse atendimento em curto prazo.
Segundo Francisco Lopes, os prefeitos precisam disponibilizar espaço de 65 metros quadrados, três computadores, três funcionários, duas impressoras, dois scanners e acesso à internet.
“Feito isso, consigo capacitar os funcionários, acompanhar por um tempo e, a partir daí, a prefeitura vira um braço do INSS para recepção de documentos, agendamento de perícia, enfim, para fazer todo um trabalho social na região. Conseguimos fazer isso imediatamente”, afirmou o presidente do órgão.
O investimento inicial para esse espaço provisório, de acordo com Francisco Lopes, seria de R$ 23 mil. Os prefeitos se dispuseram a providenciar a infraestrutura e têm a expectativa de colocá-la em funcionamento em cerca de 40 dias.
A senadora Rose agradeceu ao presidente do INSS: "Parabéns pela iniciativa. É realmente um gargalo (esse atendimento demorado) para a população", disse.
Comments