Codesa entrega obras de dragagem e derrocagem do Porto de Vitória nesta segunda-feira (2)
- Assessoria de Comunicação
- 2 de out. de 2017
- 2 min de leitura

A companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) anunciou a conclusão das obras de dragagem e derrocagem do Porto de Vitória e vai oficializar o fim dos trabalhos na próxima segunda-feira (2), em solenidade no Cais Comercial de Vitória, às 16 horas. O presidente da Codesa, Luís Cláudio Montenegro, havia revelado o término das obras no último dia 20, em visita ao gabinete da senadora Rose de Freitas (PMDB-ES), em Brasília. Como tem afirmado Montenegro, a senadora foi a responsável “por toda tratativa com o Governo Federal”, de modo a garantir os recursos do contrato: de R$ 118,6 milhões.
“Até 3 de outubro, a gente dá o encerramento total das obras de dragagem. Vim dar essa boa notícia à senadora. Ela realmente tem participação importantíssima na garantia dos recursos, na negociação do contrato. Toda a tratativa com o Governo Federal teve a participação da senadora”, afirmara Montenegro.
O presidente da Codesa ressaltou que, com a dragagem e derrocagem, a movimentação de carga do Porto terá um aumento de cerca de 30%. Isto é, de seis milhões de toneladas movimentadas hoje, o porto terá capacidade para 7 ou 8 milhões. Isso porque o Porto de Vitória pode agora receber navios maiores, que atracarão com mais de o dobro da capacidade até então possível: de 30 mil toneladas de carga, os navios chegarão com até 70 mil.
Navios maiores, segundo Montenegro, cobram fretes menores e isso “torna toda a economia do Espírito Santo mais competitiva”. “Só na expectativa da conclusão da dragagem já conseguimos fechar linhas diretas com Ásia, Europa e Estados Unidos. Uma vez por mês, por exemplo, 600 contêineres são levados diretamente para os Estados Unidos”, conta Montenegro.
Foram dragados quase 2 milhões de m³ e derrocados mais de 110 m³ de pedras.
Comentários