Cisternas para São Mateus e recursos para entidades assistenciais do Estado
- Assessoria de Comunicação
- 6 de jul. de 2017
- 2 min de leitura
A senadora Rose de Freitas (PMDB-ES) se reuniu nesta quinta-feira (6) com o ministro do Desenvolvimento Social (MDS), Osmar Terra, para cobrar agilidade na contratação de empresa para a construção de cisternas para o armazenamento de água em escolas e moradias, em São Mateus, no Norte do Estado, além de articular celeridade no empenho e pagamento de recursos destinados a Asilos e Apaes.
No início de maio, Rose iniciou as tratativas junto ao MDS para a construção de 500 cisternas. Mas como o processo permanece em análise na Consultoria Jurídica (Conjur), órgão ligado ao Ministério do Planejamento, para lançamento de edital e contratação da empresa fornecedora, a parlamentar retornou ao MDS para pedir urgência na solução do caso.
“Quero agradecer ao ministro porque, neste momento de sufoco da cidade de São Mateus, o senhor foi o primeiro a acenar com a possibilidade de atender, dotando de cisternas as áreas mais carentes não só da população, mas também nas escolas que muitas vezes não tem água para que as crianças possam beber”, apontou Rose.
Entidades – Rose também destravou o pagamento de R$ 5 milhões em benefício de entidades assistenciais da Grande Vitória e do interior do Estado. O recurso está previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA) deste ano em favor das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), Asilos, Centro de Convivência, além da aquisição de um ônibus da terceira idade.
O dinheiro será repassado às prefeituras para aquisição de bens e ônibus adaptado para as Apaes de Cariacica, São Gabriel da Palha, São Mateus, Serra, Vila Velha, Viana e Vitória, além da Associação Pestalozzi de Santa Teresa e Conceição da Barra.
Também receberão os mesmos recursos o Asilo de Idosos de Vitória; Asilo Nina Arueira e João XXIII, de Cachoeiro de Itapemirim; Lar dos Velhinhos, de Irupi; Asilo Ninho de Amor, de Afonso Cláudio e Casa Vovô Simeão, de Colatina.
Já as cidades de Domingos Martins, Vila Valério, São Mateus e Vitória serão contempladas com a construção de um espaço para abrigar o Centro de Convivência. O foco é o desenvolvimento de atividades que contribuam com o desenvolvimento saudável de adolescentes, jovens e idosos, fortalecendo vínculos familiares e o convívio comunitário.
Além disso, Rose cobra a liberação dos recursos previstos na LOA deste ano para a compra de ônibus para atender a terceira idade nos municípios de Água Doce do Norte, Vargem Alta, Santa Maria de Jetibá, Conceição do Castelo, Itaguaçu, Santa Teresa, além da reforma do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), de Ecoporanga.
Guarapari – A senadora também solicitou ao ministro análise e aprovação do certificado Cebas (Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social, na área da Educação) para a Casa de Acolhida e Educação Infantil (Creche Alegria), de Guarapari, que atende 100 crianças carentes do município. A certificação representa economia de R$ 5 mil mensais com o pagamento de tributos para a instituição.
“Vamos atender aos pedidos que a senadora Rose de Freitas está me trazendo. Quero fazer esse registro da preocupação social da senadora Rose de Freitas, principalmente com as crianças com necessidades especiais e que estão sempre com dificuldades. Infelizmente, essa é a sina das Apaes, mas um dia isso vai mudar e vamos trabalhar para isso”, destacou o ministro.
Comments