Conferência de Portos discute Centro de Referência em Inovação e Tecnologia no Estado
- Assessoria de Comunicação
- 4 de jul. de 2017
- 3 min de leitura

Começou nesta segunda-feira (3) e vai até quarta (5) a “1ª Conferência Internacional de Portos em Vitória”. Na abertura, realizada no Hotel Golden Tulip, o presidente da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), Luiz Cláudio Montenegro, afirmou que o evento vai discutir a criação de um Centro de Referência em Inovação e Tecnologia no Estado, que contará com parceria da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). O termo para selar essa parceria, inclusive, foi assinado na abertura do evento pelos representantes das entidades, pela senadora Rose de Freitas (PMDB-ES) e pelo vice-governador César Colnago (PSDB). A conferência de portos contemplará ainda seminário internacional e palestras de especialistas estrangeiros, além de debate entre autoridades portuárias de todo o país.
“O seminário internacional tem o objetivo de propor debate a partir de experiências de fora. Temos espaço para aprimorar e os portos do mundo todo já passaram por nossas dificuldades de hoje – gestão, modelo de exploração dos portos. Estamos discutindo também a criação no Espírito Santo do Centro Nacional de Referência. Temos demonstrado sermos abertos e propícios a fazer inovação no porto de Vitória. Somos o terceiro a implantar o (programa) “Porto sem Papel”; o primeiro a implantar o projeto de cadeia logística inteligente, para acabar com filas de caminhões e trens no porto; e somos o primeiro a implantar o sistema de radares, de VTMS (Vessel Traffic Management System). Vamos inovar aqui e, daqui, replicar para o Brasil inteiro”, explicou Montenegro.
O presidente da Codesa destacou também a importância de discutir questões portuárias. “Vamos discutir questões técnicas com as autoridades portuárias aqui presentes. Os representantes mais importantes de todo Brasil estão aqui e será um debate importantíssimo sobre as questões portuárias. Enfim, juntamos esses três objetivos no mesmo evento, que está lotado e a resposta da sociedade é boa. Significa que todo mundo está enxergando, na logística e no setor portuário, um caminho para sair da crise econômica”, disse.
Durante seu discurso na abertura, Montenegro fez questão de ressaltar o empenho da senadora Rose de Freitas para conseguir recursos junto ao Executivo e agradeceu à palamentar por ser a principal interlocutora junto ao governo federal. Ao lado da bancada capixaba, a senadora Rose foi principal articuladora para a retomada das obras de dragagem e derrocagem do porto de Vitória. Segundo Montenegro, nos próximos 40 dias as obras serão concluídas, com a retirada dos últimos 3,5 mil metros cúbicos de sedimentos.
“A senadora Rose de Freitas tem nos apoiado em todas as nossas iniciativas. Nós temos encontrado nela um caminho para chegar ao Governo Federal, para criar forças em nossas argumentações em todos os projetos que temos desenvolvido aqui", disse o presidente da Codesa.
Em seu discurso na abertura, Rose abordou o momento de crise política e econômica e ressaltou a importância do evento e da união de todo o país para debater a logística e o papel dos portos na “agenda de retomada do crescimento”. “Os portos não podem ser gargalos. Eles são fundamentais para o desenvolvimento econômico”, afirmou.
Ela destacou ainda o pioneirismo do Porto de Vitória. “Nós somos pioneiros no desenvolvimento de projetos de alta tecnologia. Assim, gostaria de dizer que este evento reúne a capacidade, a iniciativa de que nós possamos caminhar. Todos terão a possibilidade de debater com as autoridades que aqui estão e nós poderemos ser reconhecidos como setor estratégico no Estado”, concluiu.
Comments