top of page

Obras da BR-262 e do Contorno do Mestre Álvaro devem começar no segundo semestre

  • Assessoria de Comunicação
  • 27 de jun. de 2017
  • 4 min de leitura

Duas das principais obras da malha rodoviária do Estado do Espírito Santo, a duplicação da BR-262 (trecho entre Vitor Hugo e Viana) e o Contorno do Mestre Álvaro (BR-101), na Serra, devem começar ainda no segundo semestre deste ano.


A informação foi confirmada nesta terça-feira (27) pelo diretor-executivo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Halpher Luiggi, em reunião no gabinete da senadora Rose de Freitas (PMDB-ES), em Brasília.


BR-262 – No encontro agendado por Rose, com as presenças do prefeito de Viana, Gilson Daniel; dos vereadores da Serra Alexandre Xambinho e Guto Lorenzoni e do presidente da Câmara de Aracruz, Alcântaro Filho, o executivo disse que no caso da BR-262 depende de uma liberação ambiental.


“A gente depende, ainda, das últimas tratativas envolvendo a autorização de supressão vegetal [realizado pelo Ibama] e a expectativa é que a gente comece [a obra] no início do segundo semestre. Não consigo definir uma data exata porque dependemos de outros órgãos [do Governo]”, detalhou Halpher.


Para garantir a continuidade das obras em 2018, Rose se prontificou em trabalhar pela garantia de recursos na Lei Orçamentária do próximo ano, necessários para a manutenção do andamento da obra considerada estratégica para a segurança e desenvolvimento econômico do Estado.


Halpher Luiggi ressaltou o importante papel da senadora para o início e sequência dos trabalhos. “Ela [senadora] se mostrou muito sensibilizada, principalmente com a questão envolvendo a BR-262 e prometeu, e tenho certeza que vai nos ajudar, a obtermos os recursos necessários para tocar a obra com tranquilidade nos próximos anos”.


O prefeito Gilson Daniel comemorou o resultado da reunião e agradeceu o empenho da senadora Rose de Freitas. Ele ressaltou que ficou acertada a construção de um viaduto no trecho urbano da BR-262 para garantir a segurança e desafogar o tráfego complicado na entrada da cidade.


“Tem um compromisso assumido com a senadora e com o Halpher que o segundo trecho que envolve um viaduto na entrada de Viana, onde é o maior gargalo da BR-262, e nós saímos daqui felizes porque conseguimos avançar com o Halpher [e com a senadora] que, a partir de janeiro, iniciaremos esse trecho de Viana”, destacou o prefeito.


Mestre Álvaro – Com projeto pronto e obra licitada, os 18 quilômetros que compreendem o trecho da BR-101 do Contorno do Mestre Álvaro, na Serra, depende apenas de atender a uma condicionante do Tribunal de Contas da União (TCU) para o início do empreendimento, no segundo semestre.


“Falta só mais uma ação administrativa e a questão envolvendo a aprovação de projeto. A expectativa que temos é que nos próximos dois meses solucione mais essa condicionante que é a aprovação de todo o projeto básico ao longo do trecho”, explicou Halpher.


O empreendimento orçado em R$ 309 milhões conta com cerca de R$ 100 milhões já empenhados no Orçamento Geral da União. O diretor-executivo do DNIT assegurou que os recursos estão garantidos para as obras.


“Os recursos para a gente começar essas obras já estão garantidos no Orçamento, inclusive empenhados no contrato. A parte de desapropriação [de área] já está garantida, o Governo do Estado está tratando desse assunto, inclusive com a celeridade adequada”, afirmou o diretor-executivo.


Os vereadores da Serra, Guto Lorenzoni e Alexandre Xambinho deixaram a reunião satisfeitos com o resultado. “Foi colocado que em meados de setembro essa obra terá início. A senadora nos garantiu e se prontificou a trabalhar na peça do Orçamento Federal os recursos necessários para que a gente possa concluir definitivamente essa obra do contorno”, disse Guto.


Xambinho destacou que o Contorno vai refletir diretamente na redução do índice de acidentes na região. “Uma reunião muito produtiva com uma resposta positiva do DNIT faltando uma condicionante do TCU para ser cumprida e as obras serem iniciadas. Essa obra é importante para desafogar o trecho do bairro Carapina que é um dos mais violentos [em termos de acidentes de trânsito] do país”.



Rose também vai destinar recursos para a revitalização de cinco praças públicas na Serra, nos bairros Hélio Ferraz, Feu Rosa, Barcelona, Vista da Serra e André Carlone.


Aracruz – O presidente da Câmara, vereador Alcântaro Filho, tratou com a senadora Rose de Freitas da liberação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), em Aracruz, junto à Secretaria da Receita Federal do Brasil. Empenhada neste processo, recentemente a parlamentar recebeu o prefeito da cidade, Jones Cavaglieri, para falar do assunto.


A ZPE foi aprovada em 2010 pelo Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE) e aguarda sua implantação. Atualmente, para o início do funcionamento, a ZPE depende de alfandegamento para se instalar em uma área de mais de 1,5 milhão de metros quadrados.


A ZPE vai atrair empresas ligadas ao ramo de petróleo e gás que vão receber incentivos fiscais, administrativos e cambiais diferenciados para produzir e exportar a partir da região de Aracruz.


“Já foi feita uma conversa com empresários que detém uma outorga do município de Aracruz, já que o município é detentor dessa licença da ZPE. Sem dúvida vai gerar muito emprego no município. Vai ser um marco para o nosso desenvolvimento”, afirmou Alcântaro.


O presidente da Câmara também solicitou apoio de Rose para levar ao legislativo municipal e de cidades vizinhas cursos oferecidos pelo Interlegis, programa do Senado Federal executado pelo Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) e existe desde 1997.




 
 
 

Comments


  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • YouTube Social  Icon
  • Flickr Social Icon
  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • YouTube Social  Icon
  • Flickr Social Icon

Formulário de Contato

Sua mensagem foi enviada com sucesso!

© 2015 Senadora Rose de Freitas - Todos os direitos reservados

bottom of page