Vitória está autorizada a preparar projeto sobre Cidades Sustentáveis
- Assessoria de Comunicação
- 26 de mai. de 2017
- 1 min de leitura

Em reunião com a senadora Rose de Freitas (PMDB-ES), o ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Oliveira, assinou na noite desta quinta-feira (26) autorização para que a prefeitura de Vitória prepare o projeto da primeira etapa do Programa Iniciativa Cidades Emergentes e Sustentáveis do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
No final de abril, após articulação de Rose, a Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), coordenada pela Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento, confirmou que a capital será contemplada com US$ 100 milhões (equivalente a R$ 326 milhões) para a execução do programa.
Além de Vitória, de acordo com o BID, sediarão eventos de fundação de redes de monitoramento cidadão, iniciativa do Programa Cidades Emergentes e Sustentáveis, capitais como Florianópolis (Santa Catarina), Goiânia (Goiás), João Pessoa (Paraíba) e Palmas (Tocantins).
Programa - Conforme o BID, o objetivo dessa rede é acompanhar o andamento de temas que impactem diretamente na qualidade de vida das pessoas que moram na cidade. Visa também o fortalecimento da cultura de transparência, participação e debate público qualificado.
A finalidade é fomentar a eficiência na administração pública e incentivar o direcionamento dos recursos públicos e privados para os setores prioritários, possibilitando a promoção do desenvolvimento sustentável das cidades.
O diretor de Serviços de Governo da CAIXA, Roberto Barros Barreto, explica que “o objetivo é proporcionar a participação do cidadão, por meio de representantes da sociedade civil organizada, no monitoramento de indicadores de sustentabilidade urbana. Com isso, busca-se incentivar a construção da cidadania e uma maior transparência na gestão municipal”.
Comentarios