top of page

No Ministério da Educação, Rose cobra agilidade na criação de curso de medicina em São Mateus

  • Assessoria de Comunicação
  • 16 de mar. de 2017
  • 2 min de leitura

Empenhada em possibilitar a criação do curso de medicina na unidade de São Mateus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), no Norte capixaba, a senadora Rose de Freitas (PMDB-ES) voltou a se reunir nesta quinta-feira (16) com o ministro da Educação, Mendonça Filho, para cobrar agilidade no processo de autorização.


Acompanhada do diretor do Centro Universitário Norte da Ufes, Roney Pignaton da Silva, Rose reforçou a necessidade da implantação do curso de medicina – ainda inexistente no Norte do Estado. “Toda a política de restrição de abertura de novos cursos gerou o ´Mais Médicos’, pois não tem médico. A gente não acha médico pelo interior e os hospitais estão todos superlotados. Eu vivo de perto todo o problema de saúde pública do Espírito Santo”, apontou a senadora.


Localizada em uma área de abrangência de aproximadamente dois milhões de pessoas (Espírito Santo, Bahia e Minas Gerais), o campus da Ufes de São Mateus já investiu cerca de R$ 2 milhões em infraestrutura para implantar o curso de medicina, mas ainda há a necessidade de aprovação para estrear a nova modalidade no Norte capixaba.


“A busca pelo curso de medicina se justifica pelo polo que montamos em São Mateus. É o único campus da região Norte. Temos, nessa região do Estado, uma deficiência muito grande na área de saúde pública que pode ser amenizada com a criação do curso de medicina”, explicou o diretor da Ufes.


O ministro garantiu comprometimento para contribuir com a criação do curso. “Posso manifestar minha disposição de ajudar a construir o curso. Naturalmente, tem de haver uma discussão interna na universidade para aprovação [do curso] para que coloquemos em nosso plano de trabalho. A prioridade será definida de acordo com a agenda da própria universidade”, afirmou Mendonça Filho.


Atualmente, a unidade da Ufes, em São Mateus, oferece 16 cursos e quatro pós-graduações em um terreno de 2 milhões e 700 mil metros quadrados, com 55 mil metros de área construída.


IFES – O reitor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Denio Rebello Arantes, também participou da reunião, com o intuito de reforçar demandas importantes, como a implantação de cursos técnicos na unidade de Pedro Canário, também no Norte capixaba. “Além dos cursos de Pedro Canário, temos diversas obras em andamento nas nossas unidades espalhadas pelo Estado. O apoio da senadora Rose está sendo fundamental para agilizarmos o nosso trabalho”, destacou Denio.



 
 
 

Comments


  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • YouTube Social  Icon
  • Flickr Social Icon
  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • YouTube Social  Icon
  • Flickr Social Icon

Formulário de Contato

Sua mensagem foi enviada com sucesso!

© 2015 Senadora Rose de Freitas - Todos os direitos reservados

bottom of page