top of page

Em defesa dos médicos federais, Rose retoma cobrança por gratificação

  • Assessoria de Comunicação
  • 6 de mar. de 2017
  • 2 min de leitura

Senadora Rose de Freitas, o ministro Dyogo Oliveira (Planejamento) e os médicos Jorge Darze, presidente da Federação Nacional dos Medicos e Eglif Negreiros, diretor jurídico da Fenam

Uma das lutas da senadora Rose de Freitas (PMDB-ES), o pagamento da Gratificação por Desempenho dos médicos federais voltou a ser discutido nesta segunda-feira (6), em reunião solicitada pela senadora com ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira. Esse pagamento está suspenso desde 2012. O presidente da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), Jorge Darze, e o diretor jurídico, Eglif Negreiros, também estiveram no encontro, e uma nova reunião deve ser agendada para a próxima semana.


De acordo com a Fenam, há praticamente cinco anos cerca de 50 mil médicos sofrem com um desnível salarial de R$ 2 mil em relação às outras categorias de nível superior do Ministério da Saúde, após a retirada da Gratificação. “Houve um erro, por parte do Governo, e esse erro precisa ser corrigido. O que se discute é a forma da solução desse problema. A senadora Rose está sendo fundamental para nós nessa luta”, afirmou Darze.


O ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, prometeu empenho para resolver o caso. “Combinamos que no prazo de duas semanas daremos uma resposta a respeito desse tema, em virtude das limitações [orçamentárias] que o Governo tem. A gente tem de apresentar aos médicos uma posição clara do Governo. Então, vamos fazer a avaliação técnica, análises de impacto e voltaremos a conversar brevemente”, declarou o ministro.


A senadora Rose destacou que é preciso encontrar uma forma de recuperar a gratificação dos médicos, ainda que durante a elaboração do próximo Orçamento da União. “Temos de encontrar uma forma de fazer essa correção. Um dos caminhos pode ser o Orçamento do ano que vem. Fiquei muito tocada com o impacto negativo que esse corte gerou na categoria, que é essencial no serviço público”, disse a senadora.


Histórico – Com apoio da senadora Rose de Freitas, os médicos federais estiveram próximos de reconquistar o pagamento da Gratificação por Desempenho durante o governo Dilma. A retomada do pagamento era dada como certa pelo então ministro do Planejamento, Nelson Barbosa. No entanto, com a mudança de governo e das prioridades, a pauta ficou congelada.



 
 
 

Comentários


  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • YouTube Social  Icon
  • Flickr Social Icon
  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • YouTube Social  Icon
  • Flickr Social Icon

Formulário de Contato

Sua mensagem foi enviada com sucesso!

© 2015 Senadora Rose de Freitas - Todos os direitos reservados

bottom of page