top of page

ROSE ARTICULA REUNIÃO ENTRE SECRETARIA DE PORTOS E CODESA QUE CONFIRMA INVESTIMENTOS EM VITÓRIA

  • Assessoria de Comunicação
  • 26 de abr. de 2016
  • 2 min de leitura

Em reunião articulada pela senadora Rose de Freitas (PMDB-ES), o presidente da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), Luís Claudio Santana Montenegro, e o diretor de Infraestrutura e Operações, Guilherme Fernandes Magalhães, se reuniram nesta terça-feira (26), em Brasília, com ministro-chefe da Secretaria de Portos da Presidência da República, Maurício Muniz Barretto de Carvalho. O ministro garantiu a continuidade e conclusão das obras do Porto de Vitória ainda neste ano.


Em seguida, logo após a reunião na Secretaria de Portos, os representantes da Codesa foram recebidos pela senadora Rose em seu gabinete. Eles afirmaram que saíram do encontro com o ministro com “a garantia de que as obras de dragagem (remoção de sedimentos) e derrocagem (explosão de rochas) serão concluídas ainda neste ano”. Na prática, essas obras aumentam a competitividade do Porto da capital frente aos principais portos do país.


“Nós temos um projeto importante de dragagem que está para ser concluído ainda neste ano. E, hoje, tivemos uma reunião muito positiva com a garantia de que essa dragagem será concluída realmente e levará o Porto de Vitória a um outro patamar de competição com outros portos do Brasil, com novas linhas de navegação internacional”, afirmou o presidente da Codesa, Luís Claudio Santana Montenegro.


Radares - Outra novidade apresentada pelo presidente da Codesa é o projeto pioneiro de implantação de radares no Porto de Vitória, uma tecnologia que, segundo ele, vai permitir maior segurança e eficiência na atracação das embarcações. “Isso vai permitir o ganho da capacidade por conta da eficiência. Por isso, o apoio da senadora Rose e da bancada é muito importante para a concretização destes projetos”, disse Montenegro.


“Temos que destacar e agradecer esse empenho da bancada nos projetos. Todas as vezes que vamos na Secretaria de Portos percebemos que nossos pleitos são atendidos, temos carta branca da Secretaria e devemos concluir ainda neste ano os projetos em andamento”, destacou o diretor de Infraestrutura, Guilherme Fernandes Magalhães.


Para a senadora Rose, apesar do momento de crise, a bancada federal capixaba não pode deixar de cumprir o papel de defender os interesses e recursos do Estado. “A crise é muito grande, não podemos deixar de registrar, mas estamos com os pés firmes na caminhada pelo Espírito Santo por mais desenvolvimento. Acreditamos que é por aí que devemos seguir”, ressaltou a senadora.


Retomada – Em novembro do ano passado, o então ministro-chefe da Secretaria de Portos, Helder Barbalho, assinou, em Vitória, o termo de aditivo do contrato para a retomada das obras de dragagem e derrocagem do Porto de Vitória, no valor de R$ 15 milhões. Na prática, o aditivo serve de garantia para a continuidade do contrato que expirou em dezembro de 2015.


As obras do Porto de Vitória foram iniciadas em 2012, mas sofreram interrupção. Com a conclusão, o Porto passará dos atuais 11,4 metros para 14 metros de profundidade e a expectativa é aumentar em pelo menos 40% a movimentação de cargas, inclusive internacionais.


Bancada – Rose também recebeu os deputados da bancada federal Paulo Folleto (PSB), Jorge Silva (PHN), Carlos Manato (SD), Helder Salomão (PT) e assessores dos senadores Magno Malta (PR) e Ricardo Ferraço (PSDB) para ratificar os recursos destinados por meio de emendas parlamentares aos municípios capixabas, investidos em projetos de calçamento, compra de equipamentos e manutenção de hospitais, entre outros.


 
 
 

Comments


  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • YouTube Social  Icon
  • Flickr Social Icon
  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • YouTube Social  Icon
  • Flickr Social Icon

Formulário de Contato

Sua mensagem foi enviada com sucesso!

© 2015 Senadora Rose de Freitas - Todos os direitos reservados

bottom of page