CPMF: ROSE COBRA PROPOSTAS DE GOVERNADORES
- Assessoria de Comunicação
- 16 de set. de 2015
- 1 min de leitura

Durante encontro de governadores para debater a proposta do governo de recriação da CPMF, a senadora Rose de Freitas (PMDB), presidente da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional, ressaltou que, "na comissão, a maioria (dos parlamentares) não quer votar aumento de impostos e muito menos tratar da CPMF”. Ela cobrou propostas no encontro que reuniu os governadores do Rio de Janeiro, Ceará, Piauí, Bahia, Alagoas, Tocantins e Amapá, na Câmara dos Deputados.
Esta semana, a equipe econômica do governo anunciou a proposta de recriação da CPMF com alíquota de 0,20% e arrecadação apenas para a União, com destinação de recursos para o pagamento das aposentadorias. Por conta da reação negativa dos governadores, a presidente Dilma Rousseff sugeriu, na última terça-feira (15), aumentar a alíquota para 0,38% e dividir a diferença com os Estados.
Rose destacou que marcou reunião com ministros da equipe econômica para esclarecer as propostas e disse que os governadores devem assumir uma posição sobre as medidas anunciadas. “Agendei reunião para amanhã cedo (quinta-feira, 17) com os ministros Joaquim Levy (Fazenda) e Nelson Barbosa (Planejamento) exatamente para tratar dessa questão. Os senhores estão representando os nossos Estados e precisam detalhar a proposta que fazem”, defendeu.
O governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, se disse favorável à recriação da CPMF, desde que governo e Congresso concordem em dividir a arrecadação com Estados e municípios. O governador Wellington Dias, do Piauí, afirmou que o objetivo é definir uma proposta conjunta entre governadores e congressistas.
Commentaires