top of page

Nova ferrovia fortalece desenvolvimento do Estado, avalia senadora Rose

  • Assessoria de Comunicação
  • 6 de jul. de 2015
  • 2 min de leitura

A senadora Rose de Freitas destacou nesta segunda-feira, no plenário do Senado, o avanço conseguido pelo Espírito Santo na realização da primeira audiência pública para discutir os detalhes da Ferrovia EF-118. A ferrovia vai interligar o Espírito Santo ao Rio de Janeiro. “A partir desta audiência, e das outras que serão realizadas, demos mais um passo importante para fortalecer o desenvolvimento regional e nacional”, avaliou.


Rose de Freitas lembrou que os altos custos de transportes são responsáveis por sérias perdas de crescimento econômico. “Segundo pesquisas recentes, essas perdas chegariam a 0,8% do PIB ao ano, em países que não dispõem de navegação ou ferrovia em escala adequada. E no Brasil não é diferente. No caso do Espírito Santo, as estimativas apontam que nosso Estado perde, pelo menos, R$ 2,5 bilhões ao ano por conta dos problemas em infraestrutura de estradas, portos, ferrovias e aeroportos”, afirmou.


Ferrovia – O ramal ferroviário que será construído vai fazer a ligação do porto do Rio de Janeiro ao porto de Vitória e Tubarão, passando pelos terminais privados de Espírito Santo e do Estado do Rio. A obra do trecho ferroviário tem 572 quilômetros de extensão e investimento estimado de R$ 7,8 bilhões.


Seu traçado referencial atravessa 25 municípios (dez municípios capixabas) e 11 portos. A previsão é que a licitação ocorra no primeiro trimestre do próximo ano.


Carga – Em plenário, a senadora também destacou que a ferrovia EF-118 irá transportar produtos de alto valor agregado, como aço, calcário e granito, e que haverá novas oportunidades também na ligação entre a EF-118 e a Estrada de Ferro Vitória Minas. “Essa estrada de ferro movimenta, por ano, cerca de 115 milhões de toneladas de minério de ferro e 25 milhões de toneladas de carga geral”, disse. “Por tudo isso, avaliamos que, hoje, iniciamos um novo futuro”, acrescentou.


Na avaliação da senadora, a realização dessa malha ferroviária será um empreendimento de longa duração e efeito. “Será um investimento capaz de manter um alto grau de capacidade e de eficiência, sem esgotar sua capacidade a curto prazo. Como coordenadora da bancada capixaba, gostaria de dizer que, com esforço e negociações constantes, o Espírito Santo caminha para um novo destaque no cenário econômico nacional”, finalizou.


 
 
 

Comments


  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • YouTube Social  Icon
  • Flickr Social Icon
  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • YouTube Social  Icon
  • Flickr Social Icon

Formulário de Contato

Sua mensagem foi enviada com sucesso!

© 2015 Senadora Rose de Freitas - Todos os direitos reservados

bottom of page