Comissão Mista de Orçamento ouve presidente do Banco Central
- Assessoria de comunicação
- 26 de mai. de 2015
- 1 min de leitura

A senadora Rose de Freitas (PMDB-ES) preside nesta tarde a audiência pública da Comissão Mista de Orçamento com o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini. A reunião é conjunta com seis comissões da Câmara dos Deputados e do Senado Federal e trata do cumprimento dos objetivos e das metas das políticas monetária, creditícia e cambial - evidenciando o custo fiscal de suas operações e os resultados demonstrados nos balanços referentes ao segundo semestre do exercício de 2014.
Participam da reunião parlamentares das comissões de Finanças e Tributação; de Fiscalização Financeira e Controle; e de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, da Câmara, e pelas comissões de Assuntos Econômicos; e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado.
Tombini afirmou que a política monetária “está e continuará vigilante” para garantir que os efeitos dos ajustes de preços sobre a inflação ocorram no curto prazo e para que a inflação medida pelo IPCA retorne para o centro da meta, de 4,5%, no final de 2016. A prévia inflacionária para os últimos 12 meses, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), está em 7,9%, acima do teto da meta de 6,5%.
A senadora Rose de Freitas destacou que equipe econômica têm reiterado que a economia brasileira passa este ano por um período de "transição". “De fato, vemos a retirada de estímulos econômicos, cortes expressivos no Orçamento da União e o avanço dos preços administrados da economia. Esperamos a construção de bases mais sólidas para a retomada do crescimento econômico sustentável”, afirmou.
Comments